Mercado Municipal custará R$ 120 milhões e obras iniciam nos próximos meses; veja projeto

Fonte:

O prefeito Emanuel Pinheiro assinou, na manhã desta quarta-feira (21), a ordem de serviço para requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil, resgatando a importância histórica e sociocultural do Centro Histórico, modelo visto como vitrine entre as demais capitais brasileiras. As obras estão previstas para terem início nos próximos meses.

O projeto de melhorias de um dos principais símbolos da cuiabania, contempla quatro pavimentos, com  mais de 180 lojas, ampla praça de alimentação, quiosques, restaurantes e ambientes climatizados, por meio de investimentos de mais de R$ 120 milhões em área bruta de 3.674 metros quadrados.

O aporte financeiro disponibilizado engloba outras frentes de trabalho de suma relevância, além da construção e operação do novo espaço, a requalificação das vias nas intermediações, criação de espaços adequados aos pedestres, modernização do mobiliário urbano, como por exemplo, bancos públicos, pontos de ônibus, suporte para bicicletas e relógios com conectividade e, por fim, a implantação do estacionamento inteligente, com base nos aspectos arquitetônicos que retratam às origens regionais.

Em seu discurso, o prefeito aproveitou para salientar a conquista inédita da primeira PPP (001) assinada em seu governo, oportunizando um novo sentido para a localidade, impulsionando o desenvolvimento estrutural e financeiro. “Para mim, um cuiabano nato, me sinto orgulhoso de poder liderar um momento como este, onde vamos trazer a juventude, a boêmia para o Centro Histórico, dando sequência ao movimento iniciado pelo ex-prefeito Emílio Vicente Vuolo, ao qual completa 60 anos, causando um impacto enorme em diversos setores, uma cobrança e anseio enorme que perdura entre nós nos últimos 60 anos. Temos que dar vida a essa linda e histórica região de Cuiabá e a solução encontrada foi através da primeira PPP. O que antes estava abandonado, agora recebe toda prioridade. Se Deus quiser, vamos entregar até dezembro de 2024, esse é o nosso desejo”, disse.

Inaugurado na década de 60, esta é a primeira vez, nos últimos 30 anos, que o local é agraciado por uma restauração, herança honrosa e humanizada que será deixada pela administração atual em forma de presente às futuras gerações, atraindo os olhares do Poder Público para a capital mato-grossense, transformando-o em mais um ponto turístico e social à disposição dos frequentadores, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

O titular da SMATED, Francisco Vuolo, declarou que é preciso pensar e colocar em prática políticas públicas de modernização na cidade, sem deixar de lado suas tradições, escrevendo um novo capítulo. “Podemos ver o centro de Cuiabá uma nova roupagem, graças a articulação feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro que possibilitou que a iniciativa privada enxergasse aqui a viabilidade econômica de aporte dos recursos, resultados que veremos em um curto espaço de tempo, com sinalização de ponta, tecnologia 5G, entre outros fatores, um diálogo aberto e transparente com a sociedade, tratando-os de maneira digna e virtFuosa”, comentou.

O diretor de Planejamento Estratégico e M&A da Simpar (vencedora do certame) Antonio Barreto, comemorou a concretização do acordo, classificado por ele como promissor. “Estamos felizes em assinar a ordem de serviço e ter a chance de poder replicar esse modelo para todo o país. Vamos fazer o máximo para cumprir os compromissos firmados e em 2024 tentar desenvolver a maior parte do projeto que beneficiará a região”, frisou.

O líder da associação dos permissionários, Sebastião Freitas, reiterou o ponto final da celeuma em torno do negócio popular. “O prefeito Emanuel Pinheiro foi único a nos receber, ouvindo as nossas necessidades e afirmou que iria mudar a realidade e assim fez, garantindo o nosso retorno após o término das obras, dando todo o suporte necessário durante o processo. Nosso muito obrigada”, completou.

Estrutura

A nova estrutura contará com a implantação do estacionamento rotativo, destinado a receptividade de carros e motos com mais de 600 vagas, gerenciado por tecnologia moderna, de alta qualidade e sistema automatizado com sensores para identificar a disponibilidade de vagas, compra e recarga de crédito, na modalidade gaveta, facilitando o acesso dos turistas e clientes ao novo cartão postal. Em contrapartida, a meta da administração atual é superar barreiras, chegando à marca de cinco (5) mil vagas, distribuídas na zona urbana da capital nos próximos anos.

Outro ponto que será explorado na PPP, será o investimento em mobiliário urbano, especialmente, nos abrigos de ônibus, onde serão implantados sistema de mobilidade inteligente, totens eletrônicos, bancos com Wi-fi, painéis de exibição, de informações em tempo real sobre o transporte público ofertando aos usuários e visitantes, condições ideais de deslocamentos, ampliando a cobertura para outros setores do município.

O titular da SMATED, Francisco Vuolo, revelou que a meta é fazer com que os serviços operem em sua integralidade até 2024, com a cobrança de taxas acessíveis. “Uma reivindicação antiga dos comerciantes, um sistema moderno, de fácil manuseio, devidamente organizado e sinalizado, fazendo com que os cidadãos se desloquem com conforto e segurança, com valores que cabem no bolso, não se limitando apenas ao Mercado Municipal Miguel Sutil, mas em outras regiões também”, declarou.

Além disso, o novo ambiente terá quatro pavimentos, compostos por praça de alimentação, mais de 180 lojas, quiosques, restaurantes, um verdadeiro legado da gestão Emanuel Pinheiro às futuras gerações, impulsionando o crescimento econômico, contribuindo, consequentemente, para a geração de emprego e renda. O prefeito Emanuel Pinheiro reforçou que para atingir o resultado atual, foram indispensáveis à promoção de uma série de estudos, democratizando o uso do espaço público, revertendo em melhorias para a cidade.

“Os estacionamentos terão parquímetros, sensores, interligados por sistemas automatizados, trazendo para Cuiabá, a modernização na mobilidade urbana, em virtude da grande movimentação, facilitando a vida dos clientes em compras. É preciso pensar na nossa capital como um todo, essa PPP é um belo exemplo de ações que geram retorno, resultados para a população”, disse.