O Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf, no tradicional Bairro do Porto, em Cuiabá, será reformado e ampliado depois de 23 anos de inauguração. O comércio foi inaugurado em 1995 e nunca passou por reforma.
O projeto prevê novas instalações hidráulicas e elétricas. Além disso, o novo mercado terá duas praças, uma para eventos e outra de alimentação. Também serão criados espaços específicos para motos e bicicletas e os ônibus de viagem também terão lugar reservado.
Segundo os comerciantes do mercado, o local precisa de uma reforma urgente, devido as instalações e estrutura antiga. “Falta pintura, higiene no piso. É um local histórico, precisa ser reformado”, disse um comerciante.
A revitalização está prevista para começar ainda este ano. A obra deve custar R$ 14,4 milhões e tem o prazo de um ano para ser finalizada. Desse valor, R$ 8 milhões serão de emendas parlamentares da bancada federal. Já o restante do valor será de recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá.
Mercado do Porto em Cuiabá precisa de reforma — Foto: Rayane Alves/G1
De acordo com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), entre as principais urgências dos comerciantes, está a ampliação do estacionamento que, atualmente, conta com quase 200 vagas. A previsão é de que esse número aumente para 336 vagas.
O superintendente do IPDU, Márcio Puga, afirmou que os comerciantes poderão trabalhar normalmente durante a reforma.
“Não vamos fechar o mercado. Entendemos que são famílias que precisam daquele trabalho. Vamos trabalhar em fases, para que o mercado possa funcionar”, disse.
Fonte: G1/MT