A cidade de Cuiabá iniciou a imunização infantil contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade, com comorbidades ou deficiência permanente, na manhã desta quinta-feira (20), no polo de vacinação da Unic Beira Rio. Com apenas um rim e portador de uma doença crônica, o cuiabano Miguel Vieira Monteiro, de apenas 9 anos de idade, foi a primeira criança vacinada da capital mato-grossense.
“É uma emoção muito grande, pela gente ser o primeiro, e também pelo conforto que a gente vai poder ter de vida voltando ao normal novamente. Ele vai poder brincar, voltar à escola novamente. Pelo estado dele, eu não me senti segura em mandar ele pra escola”, comemorou a diarista Alice Vieira da Silva, de 39 anos, mãe de Miguel.
Durante a pandemia, ela conta que Miguel teve que restringir o contato que tinha com os amigos. Devido a sua condição, com apenas um rim, e a nefropatia crônica, alteração que reduz a função renal, o medo da família era que a criança pudesse desenvolver um quadro grave da doença. “Estou feliz… eu sou a primeira criança vacinada de Cuiabá”, celebrou a criança.
Gabriela Júlia, de 11 anos de idade, que também se vacinou hoje, disse que o momento é muito importante para a família. “Eu tô feliz porque aí eu vou poder sair [pra ver meus amigos]”, disse.
“A gente perdeu algumas pessoas que eram conhecidas, amigas, e poder tá beneficiando isso pra minha filha agora é muito bom. Eu já tomei as doses e tô feliz por ela agora. Quando nascem as crianças já tem que tomar as vacinas, é só uma a mais pra vida deles”, comentou Camila Cristina Gomes dos Santos, 34 anos, mãe de Gabriela.