Meningite deixa oito mortos em MT; casos já somam 48 em 2025

Fonte:
Reprodução

Mato Grosso registra 48 casos confirmados de meningite e oito mortes, três foram em decorrência da meningite bacteriana, a variante mais grave da doença.

Ainda no começo deste ano, um bebê de um ano morreu vítima de meningite bacteriana. Outro caso foi a morte de uma menina de 11 anos, natural de Confresa (1.330 km de Cuiabá), que faleceu em decorrência da mesma infecção bacteriana.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em 2024, Mato Grosso teve 64 casos de meningite confirmados. Neste ano, o número é de 48 casos até outubro. Caso a média de registros se mantenha, no fim do ano o Estado deve manter estabilidade no número de casos.

O QUE É A MENINGITE?

Pela definição do Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os tipos mais comuns no Brasil, são as bacterianas, virais e não especificadas, quando a doença se apresenta com o perfil de infecção bacteriana, porém sem identificação do agente etiológico.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.O quadro clínico dos sintomas pode ser grave.

PREVENÇÃO

O Ministério da Saúde frisa que o melhor método de prevenção da meningite é a vacinação. Para ampliar a cobertura vacinal da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, realiza, no dia 18 de outubro (sábado), o dia D da vacinação. Todas as unidades básicas de saúde ficarão abertas das 8h às 17h.

Além de coibir o avanço dos casos de meningite, a ação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adultos e reforçar a importância da imunização como forma eficaz de prevenção contra doenças graves.

Atualmente, o esquema vacinal contra a meningite inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses de vida, com reforço aos 12 meses. Com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos: A, C, W e Y, aumentando significativamente a cobertura imunológica da população infantil. (HNT)