
Ana Sofia Laurentino Carneiro, de 11 anos, morreu por complicações decorrentes de meningite bacteriana, nesta quarta-feira (1º), após cerca de 15 dias internada em Cuiabá. Natural de Confresa, a menina deu entrada no hospital do município no dia 16 de setembro e depois foi transferida para o Hospital Estadual Santa Casa.
Segundo informou a secretária municipal de Saúde de Confresa, Taísse Helevit, Ana Sofia já foi transferida de Confresa para Cuiabá entubada devido à gravidade da doença, considera endêmica pelo Ministério da Saúde. A morte também foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Por meio de nota, a Prefeitura de Confresa lamentou a morte de Ana Sofia. “Nos solidarizamos com seus familiares e amigos, expressando nossas mais sinceras condolências. Que a lembrança de Ana Sofia traga conforto e força a todos que tiveram alegria em conhecê-lá”, disse o Executivo.
Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Confresa, informou que mantém um trabalho contínuo de prevenção e cuidado com a população e afirmou que o Centro de Imunização disponibiliza vacinas durante todo o ano.
“Diante do aumento de casos de gripe e influenza, e também do óbito ocorrido recentemente em nosso município em decorrência de meningite, reforçamos a importância de manter as vacinas em dia. A imunização é segura, eficaz e garante não apenas a defesa individual, mas também a proteção coletiva”, diz trecho da nota.
O que é a meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.
As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Apesar de ser habitualmente causada por microrganismos, a meningite também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer (metástases para meninges), lúpus, reação a algumas drogas, traumatismo craniano e cirurgias cerebrais. (Primeira Página)