Uma menina de cinco anos de idade perdeu parte do braço após ter reação alérgica ao receber medicação numa Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Sorriso (500 km de Cuiabá). Ela é portadora de síndrome de down e deu entrada na unidade para fazer uso da medicação especial, acompanhada da mãe.
Segundo informações, a mãe procurou a “Upinha”, localizada na região leste da cidade. Ela alega que explicou aos profissionais que a menina não podia fazer uso de determinadas medicações, mas não foi respeitada.
Durante uma aplicação de soro, a veia da menina não foi encontrada causando infecção e a necrose em um dos membros superiores. Após a aplicação de medicação alérgica surtir efeito, ela foi encaminhada para a UPA Central e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
O prefeito de Sorriso, Maurício Gomes, se manifestou por meio das redes sociais e garantiu “cobrar providências” sobre o caso.
A reportagem entrou em contato com a secretaria municipal de saúde de Sorriso cobrando um posicionamento, mas foi informada de que o secretário não estava disponível. (HNT)