O governador Mauro Mendes (DEM) acredita que até o fim de agosto todos os mato-grossenses acima dos 18 anos estarão vacinados com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A afirmação foi feita ao Programa Conexão Poder, exibido nas redes sociais nesta sexta-feira (20).
Segundo Mauro Mendes, o Programa Nacional de Vacinação (PNI) tem avançado nas últimas semanas. Nesta sexta-feira, Mato Grosso recebeu 94.480 doses de vacinas para a imunização de grupos prioritários.
“Eu falo muito com os prefeitos. Tem muitas cidades de Mato Grosso que já estão vacinando pessoas com 18 anos. Algumas [prefeituras] estão atrasadas porque estão estocando vacina”, afirmou.
“Tem prefeito que já estava fazendo busca ativa, batendo na porta para ver se consegue terminar de vacinar. Já está estabilizando e acredito que até o fim do mês todos os municípios de Mato Grosso vão estar com a população de 18 anos para cima com a primeira dose já tomada”, emendou.
Se a perspectiva do governador se concretizar, toda a população maior de idade do Estado deverá estar imunizada com as duas doses até o fim do ano.
Isso porque as vacinas Pfizer e Astrazeneca pedem três meses entre a primeira e segunda doses, enquanto a Coronavac é de 28 dias e a Janssen tem dose única.
Segundo o Consórcio de Imprensa, até a quinta-feira (19) Mato Grosso já havia vacinado 52,6% da população com a primeira dose e 19,9% com a segunda ou vacina de dose única.
Sputnik
No início do ano, Mato Groso chegou a entrar em tratativa com o Fundo Russo para realizar a compra do imunizante Sputnik V e acelerar a imunização no Estado.
Devido ao avanço no PNI e as condicionantes que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Mendes disse que o Estado não tem mais interesse na compra.
“Criaram tantas condicionantes que é a mesma coisa de dizer não. […] Criou-se uma comissão técnica dos estados que queriam comprar essa vacina, corremos atrás para cumprir. Há 10 dias vimos a relatoria, faltava cumprir uma condicionante”, afirmou.
“Só que, gente, a essa altura do campeonato eu não vou mais comprar vacina. Já está todo mundo tomando a primeira dose. Nós tentamos, assinamos o contrato com o Fundo Russo. Naquele momento fazia sentido, mas nesse momento não faz mais”, completou.
Veja trecho da entrevista:
Fonte: Midianews