O governador Mauro Mendes (União Brasil) foi mencionado pelo cientista político Felipe d’Avila, comentarista da Jovem Pan nacional, como uma das alternativas da direita para disputar a presidência nas eleições de 2026. Mendes foi colocado ao lado dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Um desses nomes rivalizaria o cargo ocupado por Lula (PT), com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ou com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
“A direita está cheia de bons nomes: é o Tarcísio de Freitas, Ratinho, Caiado, Mauro Mendes, Zema. Nome é o que não falta na direita. Na direita vai ser difícil compor todo esse time”, falou Felipe d’Avila nesta segunda-feira (23) no programa “Os Pingos nos Is”.
Próximo ao término do segundo mandato de governador, Mauro Mendes pode concorrer ao Senado ou presidência. O caminho mais natural seria o de pleitear a vaga de senador, no entanto, nenhuma possibilidade foi descartada por Mauro.
Nos bastidores de Brasília, o governador tem ganhado musculatura como um possível candidato ao Palácio do Planalto. Atual representante dos governadores no Congresso, Mauro está no centro das discussões nacionais e seu papel combativo nas pautas da Reforma Tributária agregou ainda mais evidência ao político mato-grossense.
O plano não é descartado pelo União Brasil, inclusive, com uma dobradinha entre Mendes e Ronaldo Caiado, que já se lançou como pré-candidato à presidência e tem protagonizado embates contra Lula na imprensa, criticando as condições da economia e decisões de Haddad quanto ao pacote de ajustes fiscais.
VEJA VÍDEO