Mendes articula contra-ataque em Brasília após relator da Reforma Tributária descumprir acordo

Fonte:

O novo texto do Projeto de Lei da Reforma Tributária editado pelo relator, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), não obedeceu acordo chancelado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e grupo de governadores liderados pelo chefe do Paiaguás, Mauro Mendes (UB). O político mato-grossense afirmou que já está em contato com seus aliados para “contra-atacar” e cobrar as alterações em Brasília.

“Não gostei do que vi. É muito ruim para Mato Grosso e vamos aprofundar. Hoje, durante o dia, vou receber relatório da Secretaria da Fazenda com algumas análises detalhadas porque esse tema é complexo e de difícil compreensão de maioria absoluta dos brasileiros e vamos ter um entendimento mais claro”, declarou Mendes à imprensa nesta segunda-feira (26).

Um dos trechos que preocupa o governador é sobre a descontinuação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) que agrega valores substanciais à receita do Executivo, custeado pelo agronegócio. Somente em 2023, a expectativa é que o fundo arrecade mais de R$ 2 bilhões.

“Preliminarmente, na forma como o texto está apresentado, o relator não cumpriu com alguns compromissos de preservar, por exemplo, o Fethab, que é um fundo importante em infraestrutura e traria uma perda de receita gigantesca, se fosse implantado da noite para o dia. Existe uma transição lenta, mas (indiferente) do caminho que levar o final dessa transição é, a priori, muito ruim para Mato Grosso”, alertou Mauro.

Durante o final de semana, Mendes aproveitou o tempo de folga para ligar a governadores mais próximos e iniciar sua articulação política para tentar derrubar o texto-base. Deputados federais e senadores da bancada mato-grossense também serão convocados para a campanha contra a reforma nos padrões defendidos pela Câmara.

“Vou manter o trabalho em Brasília. Já falei com alguns governadores neste final de semana e vamos contra-atacar. Vou pedir o apoio dos nossos parlamaentares e vamos fazer campanha junto com aqueles que estão sendo afetados”, confirou o governador. (HNT)