O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou na tarde desta terça-feira (23) que a Secretária de Estado de Saúde (SES) irá elaborar um plano de viabilidade para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, fechada há mais de 40 dias.
A proposta deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana. Na nota divulgada para a imprensa, Mendes afirma que é preciso apresentar uma medida para a reabertura da instituição, visto que até o momento nenhuma solução foi apontada, pela administração daquele hospital filantrópico, ou pela Prefeitura de Cuiabá.
Na segunda-feira (22), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve na Capital e se comprometeu a ajudar a resolver o problema, inclusive com recursos, mas deixou claro que não disponibilizará nenhum centavo para o filantrópico se não for apresentado um relatório completo sobre a origem da dívida, além de um plano de recuperação econômica da instituição.
A Santa Casa está fechada desde o dia 11 de março por falta de pagamentos aos fornecedores e funcionários, estes já acumulam sete meses de salários atrasados.
A Assembleia Legislativa (AL) irá repassar R$ 3,5 milhões para a instituição poder quitar parte dos salários atrasados, mas a ação não foi permitida, por conta da falta do plano de viabilidade.
A presidente da AL Janaína Riva (MDB) afirmou durante sua posse na semana passada que a prioridade da casa é negociar para que a abertura da Santa Casa aconteça o mais rápido possível, pois a instituição atende pacientes de alta complexidade de todo Mato Grosso.