A Guarda Municipal de Várzea Grande prendeu quatro homens no bairro Pirineu em Várzea Grande após o flagrante de que se tratava de uma quadrilha aplicando um "salve" numa vítima. Trata-se de um termo utilizado pelas facções criminosas para se referir a uma "lição" aos seus membros e rivais por meio de espancamentos e torturas.
De acordo com a ocorrência, a flagrante foi feito aproximadamente às 3h30. A vítima foi identificada como Ivonaldo Santana da Silva, 30 anos.
A equipe da Guarda Municipal foi inicialmente informada de que quatro homens encapuzados estariam tentanto invadir uma casa para realizar um assalto. Ao chegar no local, foi dado o flagrante de quatro suspeitos espancando a vítima.
Na abordagem, três foram presos na hora e um conseguiu fugir. A Vítima estava bastante machucada, com ferimentos e sangramento pelo corpo, vinclusive na cabeça.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros. Enquanto a ocorrência estava em andamento, o quarto suspeito voltou à cena do crime, foi reconhecido e recebeu voz de prisão.
Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o caso.
Quatro homens foram presos quando aplicavam um ‘salve’ em um membro da facção. A prática é conhecida por torturar pessoas que fogem descumprem o código de conduta da organização criminosa ou possuem dívidas com o grupo. O crime ocorreu na madrugada deste domingo (30), no Pirineu, em Várzea Grande.
A informação repassada pela Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, é de que foram comunicados que alguns rapazes tentavam invadir uma residência. Ao chegar no local, constataram que se tratava de um grupo que aplica um salve. Na hora, três rapazes foram presos e um havia conseguido fugir.
Porém, enquanto a Guarda Municipal esperava pela chegada do Samu para atender a vítima, de 31 anos, o quarto elemento retornou ao local da ocorrência e acabou preso.
O rapaz agredido tinha vários ferimentos na cabeça. Ele foi socorrido com vida e encaminhado para o pronto-socorro. Já os demais elementos foram levados para a Central de Flagrantes.