A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (12), uma ampla operação simultânea em Rondônia, Mato Grosso e Rio de Janeiro com o objetivo de desarticular setores estratégicos do Comando Vermelho. O foco central da ação é Luiz Carlos Bandeira Rodrigues, conhecido pelos apelidos Zeus ou Da Roça, considerado um dos criminosos mais procurados do país.
Ao todo, estão sendo executadas 65 medidas judiciais, incluindo 22 mandados de prisão preventiva, 28 ordens de busca e apreensão e outras 15 determinações cautelares. As investigações apontam que a facção opera em Rondônia com rígida divisão de funções, sob comando direto de Zeus.
Entre os setores identificados estão o tribunal do crime, núcleo financeiro e frente de doutrinação. A polícia também destacou que diversas ordens partiam do Rio de Janeiro, onde Zeus exerce liderança sobre o tráfico de drogas na comunidade da Muzema, na zona Oeste da capital fluminense.
Um áudio interceptado durante a investigação flagrou o suspeito orientando integrantes do grupo criminoso atuantes em Vilhena (RO), reforçando sua influência nacional. O Ministério da Justiça o incluiu recentemente na lista dos criminosos mais procurados do país — ele é um dos oito nomes de Rondônia presentes no levantamento.
Os critérios para integrar a relação incluem o impacto que sua prisão teria na estrutura da facção e a gravidade dos delitos que lhe são atribuídos. Zeus possui dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas, sendo procurado tanto pela Justiça de Rondônia quanto pela do Rio de Janeiro.
Em maio de 2025, ele já havia sido alvo de outra grande operação conduzida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio, que o apontam como um dos principais financiadores da expansão do Comando Vermelho na Muzema. (Folhamax)





