Médica picada duas vezes por jararaca em cachoeira deve deixar UTI nesta terça

Fonte:

A médica de Cuiabá, Dieynne Saugo, picada duas vezes por uma jararaca, que desceu junto com a queda d’água da cachoeira Serra Azul, no município de Nobres (a 122 quilômetros de Cuiabá), no último domingo (30), deve deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (1º).

Por enquanto, a médica está em observação na UTI do Complexo Jardim Cuiabá, para onde foi transferida após receber o antídoto para a picada da jaraca, no Hopistal Municipal de Cuiabá (HMC). Ela deve seguir para o quarto nesta terça-feira.

A administração do Parque Sesc Serra Azul, uma das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, lamentou a fatalidade e disse que  todas as providências estão sendo tomadas pelo Sesc Pantanal em relação ao assunto.

“É importante esclarecer que como só é permitido a aplicação do soro antibotrópico (usado para tratar picadas de cobras venenosas) privativamente em serviço hospitalar, conforme manual do Ministério da Saúde que norteia soroterapia antiofídica, a vítima foi imediatamente trazida para Cuiabá, para o Centro de Informação Anti-Veneno de Mato Grosso, no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá, local de referência no Estado, para receber o soro, que deve ser aplicado por médico e é regulado pela Anvisa”, diz trecho da nota.

Além disto, a administração pontua que há um protocolo pronto para este tipo de situação e que ele foi rigorosamente seguido. Uma enfermeira e um médico do Sesc Pantanal acompanham o caso desde domingo.

“Desde o funcionamento do Parque Sesc Serra Azul, em dezembro de 2011, quando a unidade foi aberta ao público, esta é a primeira vez que acontece um acidente desta natureza. O caso é fortuito e o Sesc Pantanal está dando toda a assistência necessária. O Parque Sesc Serra Azul está localizado entre os municípios de Nobres e Rosário Oeste, no Distrito de Bom Jardim”, finaliza a nota.

O caso

Segundo amigos da vítima, a cobra teria caído da parte de cima da cachoeira dentro da água. Inicialmente surgiu a informação que ela teria sido picada três vezes, sendo no olho, queixo e braço. No entanto, em publicação nas redes sociais da médica, foram confirmadas apenas duas

Após o acidente, os amigos socorreram a médica, mas no caminho para uma unidade de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deparou com eles e finalizou o resgate.

Ainda conforme relato de amigos, a pousada onde eles estavam e a unidade de saúde do município não tinham soro antiofídico. Por conta disso, teve que ser encaminhada para a Capital.

Em um vídeo é possível ouvir os gritos dos banhistas que se assustam com a jararaca. Em outro é possível observar a cobra de perto. Veja abaixo: 


Fonte: Olhar Direto