Medeiros: Moraes afrontou lei internacional e agora pode sair o pedido de prisão dele na Interpol

Fonte:

Para o deputado federal José Medeiros (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afrontou o presidente americano, Donald Trump, ao decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (04).

Eu acho que ele acaba de dobrar a aposta e acho que é possível que saia o pedido de prisão dele, já com base na Lei Magnitsky, porque ele acaba de afrontar, com essa decisão, sem ter motivos, ele acaba de infringir a Magnitsky e é possível que já saia o pedido de prisão dele na Interpol”, disse ao Repórter MT. “Isso vai ser entendido como uma afronta [ao presidente Donald Trump]. No meu entender, ele dobrou a aposta”, acrescentou.

Medeiros apontou os desdobramentos geopolíticos da decisão. Para o parlamentar, os Estados Unidos não têm interesse em ter no Brasil um regime inimigo, mas esse é o caminho que o país está tomando ao se aproximar de países como China e Irã.

“Mais do que isso. É ele ter começado aquela loucura, do ponto de vista estratégico, de ter uma nova moeda que não o dólar como moeda padrão nas relações internacionais”, explicou.

“Perder o dólar como moeda referência, para os Estados Unidos, seria como perder uma guerra mundial. O que faz o Lula? Foi lá e sugeriu isso. Os Estados Unidos meteram 50% de tarifa na gente. O Lula faz o que na eleição do PT? Dobrou a aposta”, afirmou.

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro foi decretada por descumprimento às medidas cautelares ao usar as redes sociais dos filhos. O ex-presidente não tinha autorização para usar essas plataformas. Além disso, conforme a decisão de Moraes, o conteúdo postado por Jair Bolsonaro incentiva “ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

Além de continuar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica, o ex-presidente está proibido de receber visitas que não sejam da sua família ou advogados. Além disso, Moraes mandou recolher todos os aparelhos telefônicos que fossem encontrados no local. (Repórter MT)