MDB tenta filiação de filho de Emanuel e vice de Mauro para 2022

Fonte:

No entanto, Emanuelzinho tem conversa adiantada com Republicanos

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) revelou que a sigla está negociando uma possível filiação com o deputado federal Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para uma composição de chapa nas eleições de 2022. A declaração foi dada na última semana durante uma conversa com a imprensa.

Segundo ela, os deputados federais Valtenir Pereira (MDB) e Juarez Costa (MDB) também tentarão convencer Emanuelzinho a trocar o PTB pelo MDB. “Nós marcamos uma reunião com o deputado Bezerra e ele deve chamar o Valtenir e o Juarez para que o Emanuelzinho converse com eles. Ele já disse que tem uma conversa bem adiantada com os Republicanos, mas que também não descarta a possibilidade para o MDB”, disse a deputada.

Além de Emanuelzinho, Janaína Riva confirmou que o MDB fez um convite oficial ao vice-governador Otaviano Pivetta, que está sem partido. “Foi um convite feito pelo próprio Bezerra. Eu já estive com ele em outras ocasiões falando sobre isso. Então, pode ser um filiado do partido. Ele coloca o partido com um dos que ele teria prioridade e é lógico que ele vai estudar outras possibilidades. Mas hoje, pelo cenário eu acredito que o MDB seja o quadro mais favorável caso ele queira se manter candidato a vice-governador”, pontuou.

Janaína também comentou sobre os rumores sobre a saída do deputado federal Juarez Costa do partido. “Na minha opinião é especulação. Juarez nunca falou isso na reunião do partido. A única manifestação que ele teve até hoje é de que ele quer acompanhar a reeleição do Mauro, nada além disso. Juarez é um quadro muito antigo do MDB e eu não acredito que ele vá sair do partido facilmente”, explicou.

Apesar de priorizar apoiar uma eventual candidatura do governador Mauro Mendes (DEM) em 2022, Janaína admite um distanciamento entre o MDB e o chefe do Executivo, já que Mendes decidiu falar sobre política apenas em 2022.  “O que a gente tem sentido é que existe um distanciamento do Governo acontecendo. Não acho que seja por conta do Bezerra. A indefinição do governador de ter candidatura ou não pesa para o partido, porque é um partido que faz politica, são muitos filiados e muitos deputados. Então, nós não vamos deixar o futuro do partido nas mãos de uma única pessoa para uma decisão no ano que vem”, declarou.

A deputada ressaltou que no próximo mês o MDB deve se reunir para decidir que rumo o partido deve tomar em relação ao assunto. “Teremos uma reunião em agosto com os prefeitos e essa reunião vai ser primordial para definir esse futuro. Vai ser no dia 16 ou 19 de agosto e nessa reunião vamos discutir o rumo que o partido vai tomar e se os prefeitos querem continuar caminhando com o Governo, porque essa relação de base tem que se renovar. O que a gente quer discutir é participação política. Então, ficar assim nas mãos de o partido está 100% na base e ano que vem o governador decide se é candidato, isso não vai acontecer e está fora de cogitação”, concluiu Riva.

Fonte: Folhamax