Max Russi concorda com liberação de público total na Arena e afirma que questão deve ser votada na quarta

Fonte:

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), disse concordar com uma liberação maior do público na Arena Pantanal, no intuito e apoiar o Cuiabá na reta final do Campeonato Brasileiro de 2021. Segundo ele, a pandemia já está controlada e as pessoas têm se vacinado. A expectativa é que a votação aconteça já na quarta-feira (06), de olho na partida do Dourado contra o São Paulo, na próxima segunda-feira (11).

Segundo Russi, houve uma conversa do governador Mauro Mendes (DEM) com deputados para buscar uma flexibilização maior nesta questão. Atualmente, a Arena Pantanal, por força de lei, pode ter uma lotação de apenas 35% da sua capacidade, o que dá aproximadamente 12 mil pessoas.

“Nós tínhamos aprovado o projeto em um momento, há três meses, onde permitia a entrada de 35%. Como a pandemia felizmente está diminuindo bastante, temos condições de aumentar esta flexibilidade e um número maior de torcedores poderem ir ao estádio”, explica Russi.

Russi crê que, no cenário atual, uma liberação de até 70% do público já para o jogo contra o São Paulo seria viável. “Não é um número alto, acho que tem condições. Com o povo vacinado indo ao estádio, temos que fortalecer o nosso Cuiabá, o Brasileirão deverá dar nove vagas para a Libertadores, quem sabe não poderemos participar de uma competição continental”.

Os deputados ainda discutem sobre a questão de flexibilização dos exames. “Quem está vacinado eu acho que podemos flexibilizar, facilitar, lógico que mantendo as normas de segurança, não podemos voltar a ter casos na pandemia como tínhamos há alguns meses”.

Projeto de Wilson Santos

Com a decisão do Governo estadual em acabar com quase todas as medidas restritivas de controle da Covid-19 em Mato Grosso, mantendo apenas a obrigatoriedade do uso de máscara, o deputado Wilson Santos (PSDB) preparou projeto de lei que autoriza o retorno de 100% das torcidas nos estádios de futebol, com a Arena Pantanal, que é palco das partidas do Cuiabá na Série A do Brasileirão. Caso aprovada, a medida começa a valer em novembro.
A proposta altera trechos da lei vigente 11.483/2021 publicada em agosto deste ano no Diário Oficial do Estado (DOE) e que trata do retorno gradual aos estádios de futebol. Pela proposta do parlamentar, o retorno do público será de 50% da capacidade total do estádio em outubro e de 100% a partir de novembro. Atualmente, só há autorização para apenas 35% do público.

A entrada no estádio de futebol ficará condicionada a exibição pelo torcedor de exames salivar ou nasal que atestem negativo para o novo coronavírus desde que realizado até 24 horas antes do evento esportivo. Ainda permanece a regra de exibição do cartão de vacina a todos aqueles que já foram imunizados.

Para justificar o projeto, o deputado diz que outros Estados do país já avançam com a proposta de retorno aos estádios de futebol, diante do avanço da vacinação contra o novo coronavírus.

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (4), o governador Mauro Mendes (DEM), que defendeu mudança na legislação em vigência, suspendeu as medidas de restrição social adotadas em decorrência da pandemia do coronavírus reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020.

Foi liberado a realização de eventos em ambientes fechados como shows em boates e casas de eventos sem restrição de público. Os estabelecimentos comerciais também estão autorizados a funcionar sem restrições de dias ou horários e não há necessidade de adoção do “toque de recolher” nos municípios.

Fonte: Olhar Direto