Mauro se consolida ao Senado com 47%; Janaina tem 13% e Medeiros 8%

Fonte:
Reprodução/O Doc
O governador Mauro Mendes (União) lidera com folga a corrida ao Senado, se consolidando como principal nome entre os pré-candidatos às duas vagas que estarão na disputa. Em pesquisa estimulada do Informa Pesquisa e Dados – quando os nomes são apresentados aos entrevistados –, 47,5% declararam que Mauro será seu primeiro voto nas eleições do ano que vem.

No segundo mandato consecutivo, o chefe do Paiaguás deve renunciar para concorrer nas eleições de outubro. A segunda colocada neste cenário é a deputada Janaina Riva (MDB), com 13,4%, seguida por José Medeiros (PL), que tem 8,4%.

Os senadores Jayme Campos (União) e Carlos Fávaro (PSD), que estão prestes a encerrar o mandato e podem ir à reeleição, estão em quarto e quinto lugar, respectivamente, com 4% e 3,8%. No caso de Jayme, o senador tem se colocado também como pré-candidato ao Governo.

pesquisa senado novermbro Rdnews

A ex-federal Rosa Neide (PT), que deve disputar a Câmara Federal, é citada como primeiro voto ao Senado por 3,7%, e o produtor rural Antônio Galvan (DC) aparece em último lugar com 1,5%. Brancos e nulos somam 6%. Outros 1,9% responderam que não irão votar e 9,8% disseram estar indecisos.

2º voto

No segundo cenário, quando os entrevistados são perguntados sobre seu segundo voto, a deputada estadual Janaina Riva aparece em segundo lugar com 17%, seguida por Mauro, com 14,7%, e por José Medeiros, com 12,1%.

Fávaro e Jayme ocupam o 4º e 5º lugar, com 7% e 6,7%, respectivamente. Para a segunda vaga, Rosa Neide é citada por 3,9% e Galvan por 2,5%. Brancos e nulos somam 10,5% e 22,1% se dizem indecisos. Já 3,4% afirmam que não irão votar.

A pesquisa quantitativa do Informa Pesquisa e Dados foi realizada entre os dias 29 de outubro e 12 de novembro, em ambiente digital, com 1.967 pessoas, em 112 cidades localizadas em cinco regiões de Mato Grosso. Em Cuiabá, foram realizadas entrevistas em 107 bairros de todas as regiões.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

Espontânea

O governador Mauro também lidera a corrida ao Senado na pesquisa espontânea, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado. Neste cenário, Mauro é mencionado por 19,5% dos entrevistados, seguido pelo senador Wellington Fagundes (PL), com 6,6% – que encerrará seu mandato de oito anos apenas em 2031. A terceira colocada é Janaina, com 5,6%, seguida por José Medeiros, que tem 3,5%.

Já Jayme Campos aparece em quinto, com 2,6%, seguido por Fávaro, que tem 2,5%. Outros 0,9% dizem que vão votar em algum candidato da direita e 0,6% no ex-governador Blairo Maggi (PP) – que não será candidato.

As pessoas ouvidas mencionam também outras opções, todas com menos de 1 ponto percentual, como Coronel Fernanda; o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini; Rosa Neide; o deputado estadual Júlio Campos, o ex-governador e ex-senador Pedro Taques e o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). (RD News)