governador Mauro Mendes (DEM) criticou aqueles que duvidam do aquecimento global e alertou que é uma realidade. Ele falou sobre o assunto durante a abertura do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS Agro, na manhã desta quarta (25), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
“Em todas as regiões do planeta vemos que o clima muda, o regime de chuvas muda, regiões estão sendo desertificadas, grandes alterações estão acontecendo e isso está trazendo consequências práticas. No Brasil, o regime de chuvas diminuiu muito, o nosso Pantanal está secando, as nossas lavouras estão sendo prejudicadas e o custo do alimento está subindo”, apontou.
Mauro defendeu ainda o uso de tecnologia para a produção sustentável e à resolução dos problemas causados pelo aquecimento global.
“Todas essas mudanças trazem consequências que chegam na mesa e no dia a dia de todos nós. Essas discussões e contribuições podem ajudar, com tecnologia e inovação, para trazer soluções a esses graves problemas”.
Alertou ainda que “podemos correr do problema, mas não de suas consequências”.
Segundo Mauro, o Governo de Mato Grosso, tem feito a sua parte para que os efeitos climáticos sejam reduzidos e citou como exemplo o monitoramento do desmatamento ilegal, feito via satélite, que foi implantado já no início da gestão.
“Um estudo da UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais] mostra que nos dois últimos anos 100% dos focos de desmatamento no estado foram autuados por nós. E isso porque conseguimos detectar qualquer desmatamento ilegal acima de 1 hectare. Não há nenhum desmatamento que não possamos identificar e punir os responsáveis”, declarou, ao ressaltar que os alertas de desmatamento no estado, nos últimos 12 meses, reduziram em 21,7%. (RD News/Com Assessoria)