O governador Mauro Mendes (União) defendeu que nas próximas décadas, com o aumento da população mundial, o Brasil e especialmente o estado de Mato Grosso, terão um papel ainda mais importante para o cenário de exportação de alimentos no mundo. A declaração foi feita durante participação na Feira Norte Show, em Sinop.
“Até 2050 nós seremos 10 bilhões de pessoas no planeta, a demanda por alimentos no mundo vai continuar crescendo. O único país do mundo que pode crescer a produção mais do que o consumo se chama Brasil. E o Estado do Brasil que pode dobrar a sua produção em 10 anos se chama Mato Grosso”, disse o governador.
Segundo Mendes, esse desenvolvimento é possível, mas depende do empenho dos produtores, que ainda estão vendo as transformações tecnológicas chegando ao campo. Ele citou as dificuldades enfrentadas até hoje para escoamento da produção agrícola e destacou as possibilidades que se apresentam para o futuro.
“Depende de tanta gente corajosa, que trabalhou, que fez, que fizeram ou que fizemos quando pouca coisa tínhamos aqui nesse canto do Brasil. Nem estrada, nem energia. Não tínhamos pontes”, disse.
“Nós tínhamos todo tipo de dificuldade e adversidade, agora que as coisas estão melhorando por todos os cantos do Estado, não agora, mas de alguns anos para cá, nós estamos construindo as condições para que esses bravos e valentes brasileiros que fizeram o que fizeram tendo poucas condições, imagina aquilo que nós faremos quando as coisas estão melhorando nos quatro cantos de Mato Grosso”, completou. Fonte: Repórter MT