Mauro Carvalho quer que Emanuel Pinheiro “prove o que fez com dinheiro” da covid

Fonte:

O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho, desafiou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a “provar o que fez com os R$ 25 milhões que recebeu do Governo Federal” para combater a pandemia do coronavírus.

“Qual foi a UTI criada pela atual gestão da prefeitura de Cuiabá para combater o coronavírus? Cuiabá recebeu R$ 25 milhões do Governo Federal e não temos a notícia de abertura de nenhum leito novo na cidade. Toda a estrutura existente já estava aqui em funcionamento desde o mês de fevereiro antes da chegada do coronavírus em Cuiabá”, questionou Mauro Carvalho.

O secretário ainda destacou que, com menos recursos enviados pelo Governo Federal, o Estado construiu, “do zero, 210 leitos hospitalares, sendo 30 UTIs, exclusivos para o tratamento da covid-19, no novo Hospital Metropolitano de Mato Grosso e mais 50 leitos exclusivos Covid no Hospital Estadual Santa Casa”.

Segundo o Governo do Estado, no interior foram 10 UTIs em Rondonópolis, 10 em Sinop e “estamos trabalhando para abrir mais 70 leitos de UTIs em todas as regiões como Água Boa, Peixoto de Azevedo, Tangará da Serra, Confresa, Cáceres, Juína e Barra do Garças”.

“Tudo isso são leitos novos que o governo do Estado está abrindo ou sozinho ou em parceria com prefeitos comprometidos com a população. Agora aqui em Cuiabá o que temos são decisões lunáticas, com a contração de drones a preços absurdos e de uma TV de seus parceiros políticos para a transmissão de aulas para os alunos, enquanto o Estado faz gratuitamente pela TV Assembleia”, afirmou Mauro Crvalho.

Mauro Carvalho ainda afirmou que o governo “não ficou apenas na dependência do recurso federal, mas aportou dinheiro da própria arrecadação para o combate à pandemia – como a compra de mais de 20 mil testes para confirmação da covid-19, equipamentos como respiradores e monitores, camas hospitalares, máscaras e capotes, entre outros”.

Prefeitura responde

Em nota enviada ao Livre, a Prefeitura de Cuiabá respondeu que “criou o Hospital de Referência à covid-19, com 170 leitos de enfermaria e outros 55 leitos de UTI”. A estrutura funciona no antigo PS de Cuiabá.

“Quanto aos investimentos, toda alocação será devidamente informada ao órgão de controle. A corte de contas e o MPF, que são responsáveis pela fiscalização”.

Fonte: O Livre