O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a falta de priorização do Governo Federal no que diz respeito à vacinação contra a covid-19.
“Perdemos o timing. Outros países estão mais avançados na vacinação. Podemos recuperar isso, vai depender da produção do Instituto Butantan, mas todos nós brasileiros estamos com a sensação de que poderíamos ter tido uma priorização mais efetiva sesse assunto e o culpado é o Governo Federal”, disparou.
A declaração de Mauro ocorreu durante o ato simbólico que marcou o início da vacinação em Mato Grosso, na noite de segunda-feira (18).
O Estado recebeu cerca de 126 mil doses de Coronavac. Desse montante, 60 mil doses têm destinação direta a povos indígenas, por determinação federal. As demais doses vão imunizar cerca de 32,5 mil profissionais da saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e idosos acima de 75 anos, preferencialmente os internados em abrigos.
A expectativa do governo é que Mato Grosso receba o segundo lote de vacinas, ainda da primeira fase de imunização, até o final deste mês.
O governador relatou que tentou comprar vacinas contra a covid de outros fabricantes, mas as tentativas foram frustradas porque os fabricantes só têm negociado com o Governo Federal e ele aguarda a liberação da venda para os estados.
Fonte: Repórter MT