Um tremor de terra de magnitude 2.2 na Escala Richter, considerado de baixa intensidade, foi registrado em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, nessa terça-feira (22). De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), esse foi o segundo tremor registrado em Mato Grosso no intervalo de apenas três meses.
O registro anterior de atividade sísmica em Mato Grosso foi em 17 de abril deste ano, no município de Dom Aquino, a 172 km de Cuiabá, com magnitude de 2.3 na Escala Richter.
A RSBR informou que o abalo sísmico foi registrado às 3h42 (horário de Brasília), com epicentro próximo ao município de Poxoréu. Até a última atualização desta reportagem, não há relatos de que o tremor tenha sido sentido pela população.
O tremor foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP. A RSBR é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Terremoto de 4,5 na Escala Richter
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/4/1/5JSEFnRxAy5vj6ZjcLBw/pocone-em-mt.jpg)
Município de Poconé (MT) — Foto: Prefeitura de Poconé
O primeiro registro de abalo císmico neste ano ocorreu no mês de março, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, com uma magnitude de 4,5 na Escala Richter, considerado de média intensidade.
Na época, moradores da região relataram ter sentido o tremor. De acordo com o comerciante Deni Geloni, o abalo sísmico ocorreu por volta das 5h, mas teve uma duração breve.
“Conversei com o pessoal, vizinhos e todos sentiram. Durou uns três ou quatro segundos, foi rápido mas forte e balançou tudo!”, relata.
Segundo o professor do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (Unb), Marcelo Peres Rocha, o tremor aconteceu em uma das regiões sísmicas do Brasil. (G1 MT)