Mato Grosso ficou em oitavo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no recorte da avaliação dedicada a análise do rendimento escolar no Ensino Médio. O governador Mauro Mendes (União Brasil) comemorou o fato e frisou que ao assumir a gestão em 2019, o estado se encontrava em 22º lugar. A colocação no ranking nacional representa a subida de 14 posições nos últimos 7 anos.
Conforme o governador, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) fez um planejamento para 10 anos que projetava o estado entre os 10 primeiros colocados apenas em 2026. Mendes acredita que o adiantamento se deve aos investimentos em tecnologia, material diática e infraestrutura.
“Nós estávamos em 2019, na 22ª posição. Ao longo desses anos, foi feito um trabalho intenso e já atingimos o 8º lugar. Nós tinhamos uma meta de planejamento que estabelecia que em 2026 deveríamos estar entre as 10 melhores e apenas em 2032, entre os cinco melhores. Mas todo esse trabalho, todo o esforço dos profissionais e investimento que o governo fez permitiu que Mato Grosso alcancasse a oitava posição”, destacou Mauro Mendes à imprensa nesta quarta-feira (14).
O estado ficou à frente do Rio Grande do Sul e atrás do Ceará (CE), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Minas Gerais (MG) e Distrito Federal (DF). A diferença de MT entre o sétimo colocado (DF) é de 0,10 pontos e de 0,70 pontos entre o primeiro colocado (CE).
A avaliação foi feita no final de 2023, calculando o aproveitamento dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, além da taxa de aporovação.
Esse é o primeiro amplo diagnóstico feito pelo governo federal após a pandemia da covid-19, sendo um termômetro para observar o impacto que as mudanças do ensino provocadas pelo vírus trouxeram à educação.
“A educação não é um trabalho de curto prazo, mas de médio e longo prazo, mas isso mostra que o planejamento estava correto e os resultados estão aparecendo”, finalizou o governador. (HNT)