Um grupo de 56 moradores de Mato Grosso chegou a Brasília, na manhã deste sábado (31), depois de percorrer mais de 1000 km e viajar cerca de 11h para acompanhar a posse do presidente Lula (PT). Os militantes mato-grossenses fazem parte do movimento “Juventude e Revolução do PT”, “Diálogo e Ação Petista” e vários sindicatos que atuam no Estado.
Matheus Ribeiro, estudante de direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes da UFMT em Cuiabá e Diretor de Políticas Educacionais em MT, que integra a organização da caravana, explicou como o grupo conseguiu realizar a viagem.
“A construção da viagem não teve nenhum financiamento de partido. Nós a programamos com auxílio de militantes, simpatizantes e apoiadores do PT. Fizemos festa para arrecadar fundos, vendemos água no sinal e realizamos uma cotinha”, contou.
Matheus também explicou que a “viagem não é só um momento de festejar, mas de fazer reivindicações ao governo e empossar o presidente eleito”.
Sobre o medo de possíveis ataques bolsonaristas durante a cerimônia, Matheus disse que os militantes se prepararam e estão orientados caso aconteça algo.
“Nós montamos uma equipe de pessoas, formada por militantes, que integram a segurança da caravana. Elas orientam sobre como agir caso aconteça alguma confusão. Nós também estamos alinhados para não dar abertura a nenhum tipo de provocação”, relatou.
Grupo participou evento organizado pelo DCE da UnB em Brasília. — Foto: Cedida.
Cerimônia de posse
- Luiz Inácio Lula da Silva toma posse como presidente da República neste domingo (1º), em Brasília.
- A capital deve receber cerca de 300 mil pessoas para o evento, na Esplanada dos Ministérios.
- Segundo as autoridades, a segurança será reforçada.
- A cerimônia de posse terá início às 14h.
- No mesmo dia, também acontece o Festival do Futuro, que vai reunir apresentações de mais de 40 artistas.
Fonte: G1 MT