Bolivianos, trabalhadores e sindicalistas de diversos setores, principalmente de transporte, ameaçam fechar as fronteiras com o Brasil na região de Cáceres (225 km de Cuiabá), após iniciarem uma greve em San Matias, na Bolívia, na última segunda-feira (8). O Brasil possui três fronteira com o país.
Segundo noticiou o site ‘Cáceres Notícias’, os manifestantes protestam contra o atual governo boliviano, após a implantação da Lei nº 1.386, onde estabelece o Combate à Legitimação do Lucro Ilícito e Financiamento do Terrorismo, medida que permite ao governo investigar os patrimônios dos cidadão sem ordem judicial.
Os manifestantes afirmaram que a situação pode piorar nos próximos dias, com o fechamento total das fronteiras, uma delas na cidade de San Matias, divisa com Cáceres.
Na segunda-feira, manifestantes chegaram a bloquear várias vias da cidade. Após uma reunião, decidiram manter a manifestação por três dias pacificamente. Caso as reivindicações não sejam atendidas, a situação pode piorar com o fechamento das fronteiras.
Segundo informou o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a divisa entre San Matias e Cáceres está aberta e dificilmente pode ser bloqueada.
A equipe do HNT também procurou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas até o fechamento dessa matéria, não obtive resposta.
Os manifestantes gravaram vídeos em que falam das reivindicações e pedem liberdade. Veja vídeo. (Com Cáceres Notícias).
Fonte: Hipernotícias/Cáceres Notícias