O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que mais de 50% das pessoas acima de 60 anos ainda não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 em Mato Grosso.
A informação foi divulgada pelo gestor nesta segunda-feira (31) durante entrevista à TV Vila Real. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 178.247 pessoas acima de 60 anos não tomaram a dose de reforço.
Outro dado apresentado pela pasta mostra que quase 100% dos óbitos registrados pela covid-19 foram de pessoas nesta faixa etária.
“E o pior, os que estão indo a óbito neste momento estão nessa faixa etária. E, normalmente, pela faixa etária são aqueles que têm comorbidades. Então, é necessário que a população entenda que a dose de reforço foi criada porque existe uma necessidade”, disse Gilberto.
Além disso, o secretário alertou sobre a emergência sanitária diante da variante Ômicron, que é mais infecciosa que as demais cepas do vírus. Segundo o gestor, um dos efeitos diretos da mutação reverbera na taxa de ocupação de leitos, que tem subido de forma acentuada nas últimas semanas.
Frente à alta demanda, o Estado abriu dezenas de leitos para comportar o novo cenário. Ao longo do mês, conforme frisou Gilberto, foram 85 leitos abertos e há ainda a previsão de novas unidades.
Dados da SES divulgados no boletim de sexta-feira (28) mostram que Mato Grosso registrou até o momento 621.673 contágios, dos quais em 575.290 se recuperaram. Contudo, outras 14.261 não resistiram e morreram por conta de comorbidades.
Fonte: Gazeta Digital