Secretário de Saúde Gilberto Figueiredo afirmou nesta terça-feira (14), em entrevista à Rádio Conti, que o Estado pode perder vacinas que poderiam estar sendo aplicadas em quem deseja se proteger da Covid-19. Acontece que em Mato Grosso, pelo menos, 450 mil doses de vacina contra Covid-19 estão em estoque e mais de 200 mil pessoas se recusam a completar o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
A quantidade de imunizantes guardados e o risco de vencimento das doses foi um dos motivos que impulsionou o Governo a reduzir o intervalo de espera para tomada da terceira dose da vacina – a chamada dose de reforço.
“Mais de 200 mil pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal, ou seja, não tomaram nenhuma das doses ou não tomaram a segunda dose, e ainda estão de certa forma parcialmente vulneráveis […] Não podemos ficar esperando por eles sempre, e por isso vamos disponibilizar as doses para aqueles que precisam e querem o reforço”, completou.
Conforme Figueiredo, o Governo já distribuiu vacinas em quantidade suficiente para os 141 municípios aplicarem a primeira e segunda dose em toda a população vacinável. No entanto, essas doses precisam entrar em circulação para não correr o risco de serem perdidas.
“Já estabelecemos uma logística de remanejamento de vacinas que estão correndo o risco de vir a vencer, e tiramos de um município e passamos para o outro […] Daí a importância de diminuir para quatro meses a aplicação da dose de reforço, justamente para não corrermos o risco de ter vacinas vencendo e a população não buscando”, explicou.
Atualmente, conforme a Pasta, mais de 50 municípios de Mato Grosso estão abaixo da média da cobertura vacinal da Covid feita no Estado.
Dados do ranking de aplicação de vacinas contra Covid-19, alimentado pela SES-MT e atualizado nesta terça-feira (14), apontam que a cobertura vacinal do Estado está em 67,8%, o que corresponde a 1,9 milhão de habitantes.
Como forma de alertar a população sobre a periculosidade do coronavírus e estimular a imunização em massa, o secretário de Estado de Saúde, vem colocando em suas redes sociais, alguns cards, mostrando o período em que ele esteve internado com a Covid-19.
Lembrando que Figueiredo foi acometido pela doença duas vezes, e chegou em uma das vezes a ter um quadro seríssimo, precisando de internação fora do Estado.
Na postagem, Figueiredo aparece com uma máscara de oxigênio e o Card faz a seguinte referência: “Eu não gostaria que você passasse por isso. Vacine-se”.
Fonte: O Bom da Notícia