Mais de 150 indígenas acampam na avenida do CPA para evento; veja vídeo

Fonte:

Mais de 150 indígenas estão acampados desde domingo (9) no canteiro central da avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em frente ao Shopping Pantanal, em Cuiabá. Representante de diferentes povos estão no local para participar do 1º Acampamento Terra Livre (ATL), em luta por políticas públicas voltadas a eles.

Os indígenas armaram barracas e tendas para dormir. Em outra tenda, uma armação para cozinha improvisada já estava sendo montada nesta segunda-feira.

A abertura do 1º Acampamento Terra Livre ocorre na manhã desta segunda, na Assembleia Legislativa, com audiência pública com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para tratar sobre a educação escolar indígena. A audiência foi convocada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

“Estamos hoje aqui abrindo o acampamento para que nossas lideranças que vieram com muito esforço à Capital para trazer suas demandas, que sejam ouvidas e sejam cumpridas. Agradeço pela oportunidade de estar aqui, essa Casa também é nossa como cidadão indígena que somos. Agora, é a vez de nossas lideranças falarem o que realmente está acontecendo nas bases. Eu acredito que seja o que a gente já se expressou por diversas vezes ao governo. Nós temos diversos problemas estruturais e precisamos de políticas públicas”, disse a presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane  Xunakalo.

De acordo com a Fepoimt, todos os anos, esse evento é realizado em Brasília no mês de abril. Já em Mato Grosso é o primeiro ano que os povos indígenas mato-grossenses participam.

O evento ocorrerá até quinta-feira, na Praça dos Poderes, no acampamento. Na programação, estão inclusas reuniões com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) em audiência pública, além de apresentações culturais.

Veja vídeo:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.