Desde do surgimento dos primeiros focos de incêndio no Pantanal, região de Poconé, as equipes do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar atuam arduamente na missão de salvar e resgatar os animais afetados pelo fogo.
De 20 de julho até o momento, o BPMPA já resgatou 108 animais silvestres. Período que coincide com o de queimadas.
Três animais de diferentes espécies foram resgatados: uma onça pintada, um cervídeo (veado mateiro) e uma anta. Todos sofreram queimaduras graves depois que seu habitat natural foi tomado pelos incêndios.
Infelizmente apenas a onça- pintada sobreviveu. A onça pintada fêmea foi batizada de Amanaci após ser resgatada, o animal ficou internado no Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (CEMPAS) da Universidade Federal de Mato Grosso.
A onça foi transferida para Goiás, onde recebe tratamento com células-tronco, já que a onça sofreu queimaduras de terceiro grau nas patas e inalou muita fumaça do incêndio.
Desde do seu resgate, a onça não conseguia se alimentar, agora após se recuperar da viagem até Goiás, o felino começou a comer e seu quadro de saúde vem apresentando sinais de melhora.
O cervídeo e a anta não resistiram às queimaduras graves e morreram após serem resgatados.
Os policiais, durante as buscas, encontraram o cervídeo em uma margem de curso d’água; um local de difícil acesso. O animal foi encontrado em situação grave, em razão das queimaduras, inclusive o cervídeo já havia perdido todas suas falanges; ossos que fazem parte das patas traseira e dianteira do animal.
Fonte: G1 MT