Lula faz defesa pública do crime organizado, dispara prefeito de Cuiabá; vídeo

Fonte:

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) criticou duramente a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o impacto do comércio de drogas ilícitas na sociedade. Durante coletiva de imprensa na Indonésia, o petista falou sobre o tema e sugeriu que traficantes são vítimas de usuários tanto quanto o contrário.

Para o prefeito de Cuiabá, Lula fez uma defesa pública sobre o crime organizado. “Não surpreende ele defender a situação do tráfico que está lá na Venezuela e o combate ao tráfico que tem hoje pelo governo americano. Naturalmente, ele faz uma defesa pública, ainda mais no território americano, sobre o crime organizado”.

Na ocasião, o petista disse: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários, os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra”, disse Lula.

O liberal disse lamentar a situação, especialmente porque Lula está em outro país representando o Brasil. “Nosso país não coaduna com isso. O estado de Mato Grosso não coaduna com isso, o município de Cuiabá também não faz parte desse processo”, completa.

Retratação

Após repercussão negativa, Lula se retratou da fala. Em post nas redes sociais, o presidente afirmou que fez uma “frase mal colocada”.

“Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula. (RD News)

Veja vídeo (Metrópoles):