Lula chega a MT e anuncia bilhões para BR-163, Contorno Leste e Rodoanel de Cuiabá

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste sábado (24.05) próximo do Assentamento Santo Antônio da Fartura – zona rural de Campo Verde (cerca de 135 km de Cuiabá). O motivo da presença de Lula é o lançamento do programa Solo Vivo, que tem o intuito de fortalecer a agricultura familiar.

Durante o lançamento, Lula anunciou um investimento de R$ 5,9 bilhões para obras na BR-163. Além das obras na rodovia, Lula também anunciou investimento de R$ 600 milhões para o Rodoanel de Cuiabá e disse que o governo está trabalhando no projeto do Contorno Leste da capital. “Esta BR-163 começou no meu primeiro mandato em 2006. O BNDES veio anunciar investimento que vai construir a BR-163 pelo governo do estado. Peço que termine essa estrada, Mauro Mendes, para que um dia eu trafegue nela”, disse.

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso estava prevista para acontecer no sábado passado, 17, mas foi adiada devido a alterações na agenda.

A BR-163 é uma das rodovias mais importantes de Mato Grosso. Ela escoa a produção do agronegócio, liga o estado a portos do Norte e do Sul e conecta as principais cidades da região.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também comentou sobre os investimentos. Segundo ele, a rodovia será duplicada, pavimentada e contará com áreas de descanso para os caminhoneiros. As obras devem reduzir em até 1h30 o tempo de viagem, além de aumentar a segurança na estrada.

A BR-163, principal rota de escoamento de soja, milho e algodão, foi inaugurada em 20 de outubro de 1976 e liga os estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. O ponto de inauguração da rodovia foi às margens da cachoeira do Curuá (PA), pelo então presidente da República Ernesto Geisel.
Em Mato Grosso, o Marco Zero da BR-163 é a Comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde.

A construção da rodovia fez parte do Plano de Integração Nacional do governo Geisel. O objetivo era interligar a região norte do Brasil com as demais por via terrestre, devido à pressão internacional pela ocupação da Amazônia.

Em 1970, foram criados o 8º e o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e instalados em Santarém (PA) e Cuiabá para implantar a rodovia entre as duas cidades.
Atualmente, cerca de 70 mil veículos passam pela rodovia diariamente, sendo 70% deles transportes de carga. A BR-163 é considerada de extrema importância para o setor agropecuário. (Com Folhamax)