O lixo das festas natalinas continua em portas de casas e comércios de Cuiabá e já exala um odor desagradável. Em todos os bairros da capital, a preocupação e os questionamentos são os mesmos.
Por que a Prefeitura de Cuiabá permite, mais uma vez, que os serviços de coleta sejam suspensos? Quando o lixo será retirado das portas das residências e comércios?
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Moradores dizem que não têm onde descartar o que produzem e lembram que pagam para que a prefeitura preste o serviço
Na região da Grande Morada da Serra, uma das maiores de Cuiabá, os moradores se queixam que a coleta não acontece desde a semana anterior a do Natal.
Na Rua Ceará, uma das mais movimentadas do bairro CPA 2, a dona de casa Maria Lúcia Queiroz Pereira diz que, há pelo menos 15 dias, a coleta não é feita.
“Os cães e gatos de rua estão fazendo a festa, em busca de alimentos, enquanto o odor invade nossas casas nos deixando sem saída. Não temos para onde levar o lixo”, desabafa Mara Lucia.
“Não temos onde descartar o que produzimos e pagamos para que a prefeitura preste esse serviço”, completa o comerciante Luiz Pereira dos Anjos.
“Os resíduos de alimentos e outros produtos se espalham nos obrigando a reorganizar tudo diariamente esperando pela boa vontade do serviço público de coleta”, reforça a moradora do CPA 4, Maria Aparecida Silva Alves.
Muito zangado com a situação, o vendedor André Carlos Evangelista Pereira dispara: ”Tudo o que fez nos dois mandatos não podíamos esperar nada diferente desse prefeito”.
“Se não conseguiu tapar buracos nas ruas, agora, no finalzinho, não faria diferente com a coleta de lixo, um serviço básico essencial a todos. Felizmente, é a última semana dele”, completa.
“É, pelo que estamos vendo agora, nesta semana, o lixo do réveillon encontrará com o lixo do Natal”, debocha a dona de casa Filomena Martins Silva.
Em nota à Imprensa, a Prefeitura de Cuiabá informou que notificou a empresa Locar Serviços Ambientais, responsável pela coleta de lixo na cidade, exigindo a imediata normalização dos serviços.
“A administração municipal reforça que monitora, por meio de sistema, tanto a frota quanto às rotas de coleta,” diz um trecho da resposta.
Diz ainda que o descumprimento da notificação acarretará sanções que podem incluir multas.
A Prefeitura de Cuiabá acrescenta que, embora exista uma demanda envolvendo o sindicato da categoria e a Locar, a prioridade da gestão municipal é assegurar a continuidade do serviço.
Apesar das explicações contidas na nota, a Prefeitura de Cuiabá não informa quando o serviço de coleta será retomado. (Diário de Cuiabá/Alecy Alves)