Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que nove cidades do interior de Mato Grosso têm suspeita de fraude durante as eleições municipais, realizada em outubro deste ano. O possível esquema se dá por meio da transferência coletiva e ilegal de títulos de eleitores entre uma cidade e outra.
Segundo a reportagem, municípios com aumento superior a 20% no número de transferências eleitorais chamaram atenção para a suposta fraude. Em Mato Grosso, as cidades destacadas pelo levantamento são: Nova Nazaré (26,9%), Santa Cruz do Xingu (25,4%), Araguainha (24,6%), Serra Nova Dourada (23,7%), Ribeirãozinho (23,4%), Campos de Júlio (23,4%), Santo Afonso (22,75%), Cocalinho (20,8%) e Ipiranga do Norte (20,6%).
Além disso, 58 das 82 cidades vivem a inusitada situação de terem mais eleitores formais do que a população residente.
O estado com o maior número de cidades que elevaram em mais de 20% o número de pessoas aptas a votar é Goiás. Foram 19, entre elas Guarinos, a campeã em crescimento (46%), e Davinópolis, onde o eleitorado oficial (4.405) é mais do que o dobro do que toda a população contada pelo IBGE. Fonte: Folha de São Paulo/RD News