Kardec ‘denuncia’ Emanuel Pinheiro por compra de votos

Fonte:

O deputado estadual Allan Kardec (PDT) entrou com uma representação eleitoral para acusar o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de captação ilícita de votos por supostamente pagar o jantar de convidados durante uma reunião realizada no sítio de um apoiador do prefeito durante o primeiro turno das eleições municipais em Cuiabá.

A reunião foi realizada no dia 31 de outubro em local denominado “Chácara do Totontinho”. Na ação, Kardec anexou vídeos que, segundo ele, comprovam que foi oferecido jantar gratuitamente aos eleitores que compareceram ao encontro.

“Populares aparecem no vídeo jantando aguardando em fila para recebimento do jantar ‘patrocinado’”, diz trecho da representação do pedetista, que ingressou com ação em nome da coligação “Mãos Limpas e Unidas Por Cuiabá” liderada pela ex-candidata Gisela Simona (Pros).

De acordo com a representação, o encontro foi conduzido pelo ex-secretário de Obras de Emanuel Pinheiro e o então coordenador-geral de campanha, Vanderlúcio Rodrigues da Silva e seu sobrinho, Alex Rodrigues, candidato ao cargo de vereador pelo PP, partido da base aliada de Emanuel.

Ainda conforme a representação, o caráter eleitoreiro do encontro pode ser comprovado pelos discursos que foram proferidos, além da distribuição de banners e outros materiais de campanha com o nome de Alex e de Emanuel Pinheiro. Houve também, segundo Kardec, reprodução de jingle de campanha e pedido de votos.

Kardec anexou no processo uma série de publicações feitas por Alex em suas redes sociais sobre o ocorrido, como vídeos, textos, fotos e outros materiais. “Resta patente a ocorrência de captação ilícita de sufrágio, consistente no fornecimento de jantar durante reunião para captação de votos”, diz a ação.

O deputado estadual pediu a cassação do registro de candidatura de Emanuel e aplicação de multa em razão do ocorrido. “Dos vídeos se observa a distribuição gratuita de jantar para os populares ali presentes, além dos discursos políticos e presença de importantes personagens da campanha eleitoral de Alex e de Emanuel, na pessoa de seu coordenador-geral de campanha, Vanderlúcio, ex-secretário de Obras Públicas do Município de Cuiabá”, conclui o pedido.

A ação foi movida por Kardec logo depois das eleições, no dia 5 de novembro do ano passado. O parlamentar estadual aguarda decisão da juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva da 39ª Zona Eleitoral, que já ouviu as defesas de Alex, Vanderlúcio e do prefeito Emanuel Pinheiro.

Confira reportagem completa na edição do Jornal A Gazeta       

Fonte: Gazeta Digital