Justiça suspende eleição da FMF minutos antes da votação

Fonte:

A Justiça suspendeu a eleição para a presidência da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), que estava marcada para ocorrer às 9h deste sábado (3). A decisão foi assinada durante a madrugada pela juíza Glenda Moreira Borges, do plantão cível da Capital. A comissão eleitoral foi notificada cerca de dez minutos antes do início da votação, por um oficial de Justiça que compareceu à sede da entidade.

A medida atende a um pedido de tutela de urgência protocolado pela Associação Camponovense Celeiro de Futebol (ACCF), que apontou irregularidades no processo eleitoral, como a tentativa de reeleição do atual presidente Aron Dresch para um terceiro mandato consecutivo, o que seria vedado pelo estatuto da federação.

Dresch encabeça a chapa “Progresso no Futebol” e tenta se manter no comando da FMF até 2029. Ele tem como adversário o empresário da comunicação João Dorileo Leal, líder da chapa “Federação para Todos”.

Outro ponto apontado pela ACCF foi à exclusão de seu nome do colégio eleitoral sob a justificativa de pendências financeiras que já haviam sido sanadas, mesmo que por terceiros.

Na decisão, a juíza considerou haver “indicativos suficientes de irregularidades” e entendeu que o processo eleitoral, como estava sendo conduzido, violaria os princípios da legalidade, isonomia e transparência.

A magistrada também destacou que a eleição, caso realizada, geraria “efeitos irreversíveis e comprometer a legitimidade da gestão que vier a ser eleita”.

“Destarte, a suspensão da eleição, nesta sede de cognição sumária, mostra-se medida necessária e proporcional para salvaguardar a legalidade do processo eleitoral, o equilíbrio entre os participantes e a preservação da finalidade institucional da entidade desportiva”, decidiu.

Em nota, a FMF informou que já recorreu da decisão e aguarda análise da Justiça para realizar o pleito ainda neste sábado.

Leia a nota na íntegra: 

Nota Oficial – Eleição da Federação Mato-grossense de Futebol

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) informa que ingressou com recurso contra a decisão liminar que suspendeu a realização da eleição prevista para este sábado (03.05), para escolha da nova diretoria da entidade. A Federação aguarda a análise do pedido, com expectativa de que a decisão seja revista até o início da tarde.

Em Assembleia Geral realizada na manhã deste sábado, os clubes filiados decidiram, de forma consensual, aguardar até as 14h30 uma eventual liberação da Justiça para que o pleito possa ser realizado ainda hoje, como previsto no edital. Apenas o Mixto Esporte Clube, presidido por João Dorileo Leal — candidato da chapa de oposição “Federação para Todos” — manifestou-se contrário à deliberação. Representantes do União e do Nova Mutum, que integram a chapa de oposição como vice-presidentes, acompanharam os demais clubes na decisão de aguardar o desfecho judicial.

A medida foi tomada em respeito ao esforço de dezenas de dirigentes que se deslocaram de diferentes regiões do Estado, percorrendo até 700 quilômetros para participar da eleição, além da Comissão Eleitoral que se deslocou de outro estado e do investimento feito para ter a realização da eleição, demonstrando o compromisso com o processo democrático e a estabilidade do futebol mato-grossense.

A FMF reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e a lisura do processo eleitoral e seguirá tomando todas as providências cabíveis para garantir o direito de seus filiados de escolher seus representantes de forma legítima. (Midianews)