O recambiamento de Raffael Amorim de Brito para a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá já foi autorizado após a audiência de custódia, realizada nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro, onde ele foi preso. O criminoso é acusado de matar o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, em 2024, e foi preso na noite de quarta-feira (7).
Apesar da decisão judicial, ainda não há data definida para a chegada do suspeito a Mato Grosso. A DHPP aguarda a conclusão dos trâmites burocráticos e logísticos necessários para a transferência.
Raffael Amorim de Brito é acusado de envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, ocorrida em 2024, caso que segue sob investigação da Polícia Civil.
O recambiamento é a transferência de um preso de um estado para outro, geralmente para que ele responda ao processo no local do crime.
Esse procedimento é autorizado pela Justiça e regulamentado pela Resolução nº 350/2020 do CNJ, que criou a Rede Nacional de Cooperação Judiciária para padronizar e organizar esses deslocamentos entre os estados.
A transferência pode ocorrer em casos de risco à vida, necessidade de tratamento médico, segurança, participação em audiências, aproximação da família ou interesse da administração penitenciária. Antes da decisão, o juiz ouve o Ministério Público, a defesa, o preso e o sistema prisional.
O crime
Conforme divulgado pelo Gazeta Digital anteriormente, desde que conseguiu fugir de Cuiabá, Raffael estava escondido no Complexo do Alemão. Trabalho de inteligência entre a Polícia Militar, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) resultou na prisão do foragido.
O flagrante foi feito na cidade de Itaboraí, que fica cerca de 2h30 da capital do Rio. Ele estava junto com comparsas indo cometer um roubo em uma casa da cidade, informou a PM.
Além da acusação de assassinato do sargento Odenil, o suspeito também tem passagens criminais por estupro, roubo e tráfico de drogas. (Gazeta Digital)





