O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), pediu ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a priorização de alguns segmentos para a vacinação contra a Covid-19 na capital, sem prejuízo das demais grupos considerados prioritários. Na última sessão, quinta-feira (18), o vereador usou a palavra para avisar aos parlamentares que esteve esta semana com o chefe do Executivo Municipal e fez a solicitação da inclusão dos profissionais da Educação e Segurança na lista de prioridades da imunização.
“Fiz uma indicação especial ao prefeito, pedindo priorização aos professores e funcionários de escolas municipais e ainda profissionais da segurança, como policiais militares, civis e penais. Sou contra a prioridade dos presos na vacinação. Entre o agente e o preso eu prefiro que o agente receba a imunização primeiro. Os trabalhadores da linha de frente devem estar no topo da lista de vacinação”, declarou o presidente na sessão.
Juca destacou aos vereadores a realidade dos profissionais da educação, das redes públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, que passam por sérias dificuldades para dar andamento às aulas na modalidade remota. Desde o início da pandemia, segundo a Secretaria Municipal de Educação, pelo menos 30 óbitos foram registrados pela doença entre professores em Cuiabá.
O presidente frisa que ainda não apresentou um Projeto de Lei, porém não descarta a possibilidade. “Conversamos com o prefeito essa semana e se for necessário vou apresentar um PL na próxima sessão pedindo a priorização desses profissionais na vacinação, pois trabalham em contato direto com o público, o que os coloca em risco constante de contágio”, pontuou.