Um jovem morreu após uma confusão envolvendo uma equipe da Polícia Militar na cidade de Vera (460 km de Cuiabá), na madrugada deste domingo (05). Vídeos o mostram o rapaz resistindo à prisão, partindo para cima do policial suspeito e sendo baleado.
As informações são preliminares, com base nos vídeos registrados por pessoas que estavam no local. Diego estava acompanhado de amigos em uma das ruas da cidade, quando aparece sendo levado para o camburão da viatura. Ele resiste e há bastante tumulto na rua.
Uma aglomeração de pessoas se formou ao redor observando o que está acontecendo. Não fica claro pelas imagens qual a razão da prisão, mas presume-se que o motivo da abordagem seria perturbação sonora.
No momento do fato, um segundo homem, vestindo camisa cinza, se aproxima e tenta impedir que os policiais imobilizem a vítima. Na sequência mais pessoas se aproximam para ver o que está acontecendo. Os policiais tentam arrastar o homem vestido de laranja em direção a viatura, mas ele resiste.
Quando ele é levado para a viatura, onde seria colocado no camburão, o homem consegue escapar e cai ao chão. O policial acerta o seu amigo com o cassetete uma vez. A vítima, de laranja, se levanta e tenta tirar o cassetete do policial.
Nesse momento é possível ouvir o barulho de dois tiros sendo disparados. A câmera, então, flagra o momento em que um policial dispara mais três vezes contra a vítima. O homem cai ao chão e uma poça de sangue começa se formar ao seu redor.
Uma mulher se aproxima da vítima, já imóvel no chão. A câmera é virada para o lado e é possível ver um policial com a arma em punho enquanto as pessoas ao redor parecem estar em choque.
Um segundo vídeo que mostra a confusão por outro ângulo mostra o momento em que as pessoas começam a gritar. Homens próximos ao corpo da vítima discutem com os policiais, gesticulando em acusação.
Enquanto o amigo que tentou impedir a prisão da vítima tenta ajudá-lo, pessoas começam a chorar.
A reportagem entrou em contato com a Delegacia de Polícia de Vera, mas foi informada que ainda não haviam recebido o boletim de ocorrência referente ao caso. A assessoria da Polícia Militar ainda não se manifestou.
Veja vídeo (Alerta: imagens fortes)
— Site RepórterMT (@reportermt) February 5, 2023
Versão da polícia
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 3h40 para atender um chamado de perturbação do sossego na Avenida Brasil, no município.
Diante da situação, a equipe policial parou com os sinais luminosos ligados, sem descer da viatura e começou a confeccionar a notificação de trânsito.
Ainda segundo o documento, em um certo momento, dois homens se aproximaram da janela da viatura e abordaram o Comandante da Guarnição. De imediato, os policiais desembarcaram e solicitaram a documentação do veículo que estava com o som ligado, que foi apresentado por um dos rapazes através do celular.
Em ato contínuo, os policiais relatam que o rapaz tomou o talonário da mão do PM e os desacatou. Por essa razão, o jovem foi informado que seria conduzido para delegacia por desacato e desobediência.
Os irmãos foram alvejados, e um deles morreu no local. A outra vítima foi encaminhada para o hospital do município.
A Politec-MT (Perícia Oficial e Identificação Técnica) esteve no local. Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso informou que o 3° Comando Regional já abriu inquérito para a apuração dos fatos. (Com G1 MT)