Uma jovem indígena de 23 anos foi vítima de uma violenta tentativa de feminicídio na noite dessa sexta-feira (26), em Luciara (1.166 km de Cuiabá). A mulher foi socorrida com graves lesões no rosto e na cabeça após ser agredida com socos, empurrões e sofrer uma tentativa de enforcamento.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por uma enfermeira de plantão da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, após a vítima dar entrada na unidade apresentando diversas escoriações.
Devido à gravidade das pancadas que sofreu no rosto, a vítima relatou aos policiais que não conseguia se recordar dos detalhes exatos da agressão ou do que teria motivado o crime. No entanto, a mulher que prestou socorro à jovem, que é mãe do cacique da Aldeia São Domingos, afirmou que a vítima conseguiu relatar, em um primeiro momento, que o agressor tentou matá-la utilizando força física extrema, batendo a cabeça dela contra a parede.
Assim que o crime ocorreu, membros da própria comunidade indígena realizaram buscas no interior da aldeia para tentar deter o suspeito, mas ele já havia fugido. A Polícia Militar também efetuou rondas pelas zonas urbana e rural de Luciara, porém, até o fechamento desta matéria, o autor não foi localizado.
Estado de Saúde
Segundo a equipe médica que atende a jovem, ela permanece em observação hospitalar devido às fortes dores e aos ferimentos na região do crânio. Ela está sob medicação e seu quadro é monitorado.
A liderança indígena da etnia Karajá foi informada sobre os procedimentos. O caso foi registrado e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Araguaia, que ficará responsável pela investigação e pela busca do paradeiro do agressor. (Leiagora)





