A deputada Janaina Riva (MDB) mostrou preocupação com o crescimento da atuação das facções criminosas em Mato Grosso, apontando que é necessário um debate sobre o enfrentamento, bem como o fortalecimento da Segurança Pública.
“A segurança das periferias é feita pelas facções, não é mais feita pelo governo. Inclusive, com a sensação de segurança por parte da população, que é uma coisa que amedronta”, disse ela à imprensa durante evento na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) na quarta-feira (3).
Para a deputada, esse é um assunto que deve ser debatido não somente em Mato Grosso, mas em todo o país. “Para trazer a população para o lado do governo, daquilo que está na Lei e isso se faz reforçando a Segurança Pública, que é insuficiente para atender a população. Esse sentimento é pela ausência do Estado, pela proteção da facção, que, na verdade, é a ausência da polícia na ponta”.
Riva lembrou ainda que quando cobra a nomeação e o chamamento dos concursados, é porque sabe que a briga é desleal. O último concurso público na área da Segurança foi realizado em 2022. Ao todo, 980 aprovados foram convocados em maio deste ano.
Contudo, a convocação de novos agentes está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da cota para mulheres presente no edital, o que é inconstitucional e a Justiça cobra explicações.
Fonte: Folha do Estado