Na semana passada em uma das entrevistas realizadas em suas andanças pelo interior do Estado, a deputada emedebista, Janaina Riva assegurou no programa Cidade Agora, da TV Record, em Rondonópolis (212 Km de Cuiabá), que esta deverá ser sua última disputa por uma vaga na Assembleia. E que, em 2026, vai alçar voos maiores. Ao revelar que seu desejo é disputar a Governadoria do Estado.
Asseverando que o Estado nunca teve uma governadora em suas história, o que revela que ainda há muito pouco espaço para as mulheres na política e que passou da hora de mudar historicamente, este processo.
Ao ainda lembrar – que em 190 anos da história da Assembleia -, ela teria sido a primeira mulher em Mato Grosso a assumir a presidência da Mesa Diretora da Casa.
“Não tenho escondido minha intenção de, em 2026, disputar a Governadoria do Estado. Passou da hora de termos uma mulher governando este Estado, já que em toda a sua história isto ainda não ocorreu. Tanto é verdade que em 190 anos da Assembleia Legislativa, eu fui a primeira mulher a assumir a presidência do parlamento, mostrando que a atuação feminina ainda é muito tímida na política mato-grossense. Ou seja, ainda hoje o ambiente político é quase inteiramente masculino”.
E ao ser questionada se não teria sido convidada à disputar uma vaga na Câmara Federal ou há outros mandatos eletivos, a parlamentar revelou que ainda na semana passada teria voltado a ser cortejada para disputar o governo. E que por várias vezes foi convidada a disputar uma vaga como deputada federal. Somente senadora não, por conta da idade, já que tem 33 anos e a idade mínima para Senatória seria 35 anos.
E que a decisão pelo Legislativo estadual passaria, inclusive, pela sua disposição de buscar o governo nas próximas eleições. Assim, optou em ficar mais próxima à sua base. “Fui desafiada esta semana para disputar o governo do estado. Disse não. Como também declinei de disputar vaga na Câmara. Pois assim, continuo mais próxima de minha base eleitoral”.
Desafio em 2026
Por pelo menos duas vezes em conversa com o site O Bom da Notícia, a deputada emedebista nunca teria escondido seu desejo em aceitar o desafio de buscar o governo no próximo pleito.
E que este desejo já pulou para próposito e agora meta. “Vejo que no próximo mandato tenho que alçar novos voos, não posso ficar empatando o caminho para novas lideranças [na Assembleia]. Se for para crescer, pode ser a federal ou até senadora. Mas, meu objetivo principal é construir uma candidatura ao Governo”, garantiu.
“Claro, para este desejo eu sei que é preciso construir este processo, ter apoio, grupos partidários me apoiando, pois sei que é a construção mais difícil. Assim, a ideia é fortalecer este caminho, este é meu grande desafio e meta”.
Ao apontar que nas últimas eleições, em 2018, foi a deputada estadual mais bem votada, com mais de 51 mil votos, assim, caso quisesse poderia disputar uma vaga na Câmara Federal.
“Desde a eleição passada, minha votação permitiria ser deputada federal, mas sinto que o cargo te deixa muito distante da base e eu gosto de contato direto com a população. Nasci em Juara, meu pai já tinha sido prefeito, fui criada em palanque, minha mãe levava colchonete para apurar votos dentro de estádios, fui criada no meio das pessoas e não me vejo em Brasília, em uma sala distante das pessoas”.
Fonte: O Bom da Notícia