O vereador e investigador da Polícia Civil em Cáceres (distante a 220 km de Cuiabá) Rosinei Neves da Silva (PSC), de 48 anos, foi preso em flagrante nesta terça-feira (20) acusado de usar para fins particulares um carro apreendido pela corporação.
O parlamentar deve responder pelo crime de peculato, que é quando o servidor público toma posse de um bem para proveito próprio ou alheio, principalmente por conta das facilidades do seu cargo.
Conforme a Polícia Civil, a Delegacia recebeu a informação que o parlamentar estava utilizando uma Toyota Hillux apreendido pela Polícia para “fins particulares”.
Assim que os agentes souberam do caso, acionaram Rosinei para prestar depoimento. Ao se apresentar espontaneamente, ele entregou o veículo e recebeu voz de prisão.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o carro estava sem avarias e em ótimo estado de uso.
Agora, o procedimento será encaminhado para a Corregedoria Geral da Polícia Civil. Rosinei passará por audiência de custódia em Cáceres ainda nesta quarta-feira (21).
A reportagem entrou em contato com a assessoria do parlamentar com os números registrados em suas redes sociais, mas sem sucesso.
Peculato
O crime de peculato ocorre quando o funcionário público, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro.
Está descrito no artigo 312 do Código Penal, que prevê pena de prisão de 2 a 12 anos e multa.
Fonte: Midianews