Internações por covid em hospitais particulares têm aumento de 20%

Fonte:

Taxa de internações de pacientes com a covid-19 em hospitais particulares aumentou nesta semana em Mato Grosso. Dados do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) apontam que houve alta de 20% na procura nos últimos dias.

Em comunicado oficial, a entidade afirma que, mesmo com o aumento das internações, as unidades mantêm a ocupação geral na casa dos 60%. A alta da procura em hospitais particulares se dá em paralelo ao crescimento da demanda de unidades públicas.

Ainda no comunicado, o Sindessmat aponta que o aumento registrado nesta semana se dá em comparação aos valores analisados das duas semanas anteriores, período em que foram realizadas diversas festividades de final de ano.

“O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) informa que registrou esta semana aumento de 20% no número de internações relacionadas à Covid-19 em comparação aos números divulgados há duas semanas. Apesar desde aumento, a taxa de ocupação segue em 60%”, aponta a entidade.

Com o aumento da procura por leitos de pacientes com o novo coronavírus, o sindicato garantiu que, caso necessário, articulará o remanejamento de novos leitos para o público infectado.

“O Sindessmat segue monitorando o comportamento do vírus no estado e reforça que, se necessário, as unidades podem remanejar novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19”, informou.

Hospitais públicos

Conforme noticiado pelo portal Gazeta Digital, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de pacientes com a covid-19 disparou nas últimas semanas e, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), está acima dos 50%.

Além disso, o índice de leitos de enfermarias ocupados pela doença também cresceu no mesmo período. Como consequência direta deste aumento, o número de hospitais com classificação vermelha – unidades com, no mínimo, 60% das UTIs ocupadas – também apresentou alta.

Segundo a SES, Mato Grosso já notificou até esta quarta-feira (06) mais de 185,2 mil casos de contágio pela doença, dos quais em cerca de 4,6 mil ocorrências as vítimas morreram por conta da infecção.

Fonte: Gazeta Digital