O canal de cadastro de voluntários para resgate, manejo e destinação de animais silvestres está com inscrições abertas, a partir desta quinta-feira (24), para atuação em Unidades de Conservação geridas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).
De acordo com a secretaria, o credenciamento não configura autorização imediata para exercer a atividade e o trabalho não gera vínculo empregatício, nem possui qualquer espécie de remuneração.
As equipes selecionadas serão convocadas com base nas informações fornecidas pelo voluntário no momento da inscrição e irão atuar até o dia 31 de dezembro.
Após o credenciamento, a Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema irá realizar a seleção e convocação para formação das equipes multidisciplinares. De acordo com a Instrução Normativa nº 03/2025, publicada no Diário Oficial do Estado, podem se cadastrar pessoas físicas, com idade igual ou superior a 18 anos, e jurídicas.
Guardião de Fauna
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/D/f/oeDlAjSeeznBBvA0O6UQ/guarda-de-animal-silvestre-1-.jpg)
Irene Bernardino Giostri — Foto: Arquivo pessoal
Segundo a Sema, 76 dos 1.645 animais resgatados em 2024, não puderam voltar à natureza e estão sob guarda credenciada. O órgão também disponibiliza um cadastro para quem tem interesse em cuidar de animais silvestres como aves, cobras, lagartos e tartarugas.
Chamada de “Guardião de Fauna”, essa categoria de cativeiro é quando uma pessoa física tem autorização, de forma legalizada, para cuidar de um animal que não tenha condições de ser reabilitado e voltar à vida livre.
Quando um animal é disponibilizado, a equipe da Sema entra em contato, solicitando a documentação. Após análise, a autorização é concedida e o guardião é informado da necessidade de adequação ou construção de recintos, com orientação técnica e vistorias agendadas por telefone. (G1 MT)