Incêndios no Pantanal se aproximam de pousadas na região da Transpantaneira

Fonte:

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que o incêndio que atinge o Parque Estadual Encontro das Águas e a Transpantaneira, no Pantanal mato-grossense, já está se aproximando da sede das pousadas Jaguar Camp e da Panthera.

As localidades são pontos turísticos e bastantes conhecidas na região. As chamas começaram a chegar perto das pousadas nesta quarta-feira (15).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 militares continuam combatendo às chamas na região. As ações contam com o apoio de três aviões da Defesa Civil do Estado, helicóptero do CIOPAer, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa.

A Sala de Situação Central, em Cuiabá, faz o monitoramento remoto com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.

Além dessas equipes, aproximadamente 200 servidores estaduais e federais, e membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações sem fins lucrativos também ajudam no combate ao incêndio.

Nessa quarta, o Governo de Mato Grosso divulgou o plano de trabalho integrado com o Governo Federal, que, além de ampliar o efetivo na região, com mais brigadistas, aeronaves e embarcações, maquinários apreendidos pelo Governo do Estado serão empregados nas ações em campo para a preservação da fauna e flora do bioma. Também entrará em operação o Posto de Atendimento a Animais Silvestres (PAEAS) Pantanal.

 

Oito frentes de combate

No total, são oito frentes de combate aos incêndios no Pantanal. As frentes se dividem no Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

Atuam em toda região do Pantanal mato-grossense cerca de 100 bombeiros de Mato Grosso, sendo 60 apenas no Parque Estadual Encontro das Águas. As ações contam ainda com o apoio de três aviões da Defesa Civil do Estado, helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e Ibama, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa.

Fonte: Repórter MT