Incêndio que já consumiu 26 mil hectares traz nuvem gigante de fumaça a Cuiabá

Fonte:

Incêndio florestal que atinge o Pantanal de Mato Grosso, na região de Poconé (102 km de Cuiabá), consumindo aproximadamente 26 mil hectares, ocasionou uma grande nuvem de fumaça que cobriu o céu de Cuiabá na manhã deste sábado (25).

O fenômeno é potencializa pelo deslocamento de uma frente fria pelo Sudeste do país que deverá ocasionar uma pequena queda de temperatura durante o fim de semana.

Na Capital, a temperatura máxima neste sábado é de 31º (mínima de 18º). Haverá sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. A umidade do ar pode chegar a apenas 16%.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros,  quatro equipes estão trabalhando para conter o foco no Pantanal. Além das equipes terrestres, serão empregadas aeronaves de combate a incêndios e um helicóptero do para apoio da operação.

Realizou-se no dia 24 de julho uma reunião de condução com os produtores rurais da região. Estiveram presentes o Batalhão de Emergências Ambientais, Comitê de Gestão do Fogo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Poconé.

Encontro teve a finalidade estabelecer estratégias de auxílio mútuo entre o Estado e proprietários rurais no enfrentamento aos incêndios florestais na região. As equipes de combate terrestre estão atuando na região desde o dia 21 de julho.

No local do incêndio, classificado como de grandes proporções, existem diversos fatores que complicam a atuação das equipes, como falta de acesso por estradas, ausência de pontos de ancoragem para impedir a progressão do incêndio, extensas planícies com material combustível, bem como ausência de pistas próximas para a realização do combate aéreo.

Fonte: Olhar Direto