Incêndio em Nova Ubiratã que já dura uma semana pode ter origem criminosa, dizem bombeiros

Fonte:

Um incêndio de grandes proporções atinge lavouras, áreas de pastagem e reservas ambientais em Nova Ubiratã, no médio norte do estado, há cerca de uma semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, além da gravidade do fogo, há indícios de que o incêndio pode ter sido criminoso.

Segundo o Major Leandro Kunze, do 5° Batalhão Corpo de Bombeiros de Sorriso, criminosos têm dificultado a chegada dos bombeiros até as áreas de maior foco, o que compromete a estratégia de contenção das chamas.

“Há fortes indícios de que o incêndio tenha origem criminosa. Encontramos pontos de queima em áreas diferentes, que não poderiam ter iniciado sozinhos. Além disso, nossas equipes têm relatado dificuldades de acesso, porque algumas pessoas estão impedindo a entrada em certas regiões. Isso atrasa o trabalho e coloca em risco não apenas a natureza, mas também as comunidades próximas”, explicou.

Além disso, os bombeiros informaram que a suspeita é que pessoas que estejam praticando extração ilegal de madeira possam estar colocando fogo na área.

As chamas começaram em áreas de plantio e rapidamente se alastraram para reservas de mata nativa. O incêndio atinge propriedades rurais e já provocou prejuízos econômicos e ambientais.

O trabalho dos bombeiros é feito em conjunto com brigadistas locais, mas a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes têm favorecido a propagação do fogo.

Produtores rurais relatam que, diante da gravidade da situação, estão pedindo auxílio de vizinhos com maquinários e caminhões-pipa, além de reforço por parte das autoridades para controlar as chamas. Segundo eles, a atuação isolada não tem sido suficiente para conter o avanço do incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso deve ser investigado pela Polícia Civil para identificar os responsáveis. (Primeira Página)