Incêndio destrói vegetação do Morro de Santo Antônio

Fonte:

Um incêndio consome a vegetação do Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Leverger (34 km a Sul de Cuiabá) e assustou as pessoas que moram em chácaras localizadas no entorno, na noite desta sexta-feira (18). Acionado, o Corpo de Bombeiros (CB) atua no combate às chamas com cinco equipes e uma aeronave.

Ainda não se sabe as causas do fogo e o tamanho da área destruída. O guia de turismo Patrick Almeida tem uma chácara na região e, em seu Instagram, relatou que, devido à estiagem e vegetação seca, o incêndio se espalhou rapidamente. “Fogo no quintal de casa”, disse. “Há dois dias, o fogo vem se alastrando, queimou o morro e chegou em nossas propriedades”, completa.

Segundo ele, são inúmeros os prejuízos. “Nem estou falando de bens materiais, mas de várias espécies de animais que vivem nesse reduto, principalmente, na área preservada. Tudo está em chamas e várias espécies estão ameaçadas”, afirmou citando bichos como macacos saguis, quatis, jabuti e tamanduá mirim.

Na manhã deste sábado (19), o Corpo de Bombeiros confirmou que ainda há equipes da corporação combatendo o incêndio, que também é monitorado por satélites para orientar os trabalhos de combate em campo. “O incêndio é combatido no lado Sul do morro, com atualmente, cinco equipes no local”, informou a assessoria do CB.

Conforme o CB, agora cedo não houve necessidade realizar alijamento de água por ter chovido em pontos da colina e as equipes estarem progredindo no combate ao incêndio em solo.

Localizado às margens da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger, o Morro de Santo Antônio foi tombado por lei estadual por sua importância cultural, conforme decreto nº 4.455/06/2002.

Fonte: Diário de Cuiabá