Um ônibus que transportava estudantes de Bom Jesus do Araguaia (985 km de Cuiabá) para fazerem as provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no domingo (20), foram impedidos por manifestantes bolsonaristas de passar pela BR-158, até a cidade de Querência (855 km Cuiabá).
Um grupo de estudantes da zona rural de Ribeirão Cascalheira (765 km de Cuiabá) também teve o ônibus parado no bloqueio. Os alunos tiveram que caminhar cerca de 6 km para chegarem no local da prova.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, os manifestantes relatam que o veículo foi proibido de prosseguir porque os alunos fizeram o “L de Lula” de dentro veículo.
“O buzão da escola foi passar, os alunos todos fazendo… vai fazer o L de Lula, agora vão poder voltar para trás. Agora, o bicho vai pegar aqui. Eles iam liberar os alunos, e ele tudo dentro do ônibus fazendo o L”, narra uma pessoa no vídeo.
Diante do bloqueio na rodovia e hostilização ao motorista do ônibus, os estudantes decidiram furar o bloqueio e seguiram a pé até a cidade para conseguirem fazer a prova.
Estudantes de Ribeirão Cascalheira também foram parados no bloqueio próximo à cidade de Querência e impedidos de seguir de ônibus ao local das provas.
Veja vídeo:
Fonte: HNT