Idosos começarão a ser vacinados contra os três tipos de Influenza (Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B), nesta quarta-feira (12), em todas as unidades básicas de Saúde.
A exceção é feita a alguns locais onde não há condições de fazer a separação entre os pacientes com suspeita de Covid-19 e os que vão ser vacinados (veja lista das exceções abaixo).
Mesmo com o novo público-alvo, os grupos compostos por crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde continuam sendo atendidos.
A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Valéria de Oliveira, destaca que a procura pela vacina tem sido baixa na Capital, mas que as pessoas devem se atentar para a importância da imunização contra a gripe, pois ela também pode gerar hospitalização e até óbito.
“A Influenza é uma doença viral com grande capacidade de propagação entre a população, então, neste momento de pandemia, por mais que as pessoas tenham medo de sair de casa, é preciso fazer o esforço de ir até o posto de saúde para tomar a vacina e eliminar a chance de contrair a doença”, afirma.
Visando à segurança dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde montou toda uma estrutura de tendas nas unidades de Saúde, para triagem dos pacientes e separação entre as pessoas saudáveis e que podem se vacinar daquelas que procuram as unidades com suspeita de Covid-19.
As unidades que NÃO terão vacina contra a gripe são:
– PSF Osmar Cabral/Liberdade;
– PSF Nova Esperança;
– PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul;
– PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste;
– PSF Santa Amália /Jardim Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.
Fonte: Diário de Cuiabá